quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

1º ano EM

Foi entregue uma nova lista de exercícios com problemas relacionados ao Diagrama de Venn. Já realizamos 2 exercícios da lista em sala. Os demais devem ser apresentados na próxima semana.

Na próxima aula nos dedicaremos a corrigir todos os exercícios que foram passados, sejam da apostila, caderno ou lista.

Os conteúdos que serão abordados em nossa primeira avaliação são:
  • Produtos Notáveis;
  • Fatoração;
  • Equações do 1º e 2º graus;
  • Operações com frações;
  • Diagrama de Venn;
  • Conjuntos Numéricos.

Até a próxima!

9º Ano (Manhã)

Estudamos sobre Notação Científica e realizamos exercícios introdutórios no caderno. Os exercícios 20, 23 e 24 - todos da nossa primeira lista - seguiram para casa.

Começamos uma revisão sobre Produtos Notáveis. Também seguiram para casa exercícios sobre este conteúdo.

Na próxima quarta-feira vamos corrigir os exercícios que restam e começar a estudar Radicais.

Vale lembrar que já estão disponíveis em nosso grupo as nossas três primeiras listas de exercícios (potências/notação científica, produtos notáveis e radicais).

domingo, 21 de fevereiro de 2010

9º ano EF

Estamos finalizando a nossa lista de exercícios (a lista possui 30 questões).

Bem, já revisamos potências e agora estudaremos notação científica. Os alunos já receberam uma lista sobre produtos notáveis também.

Todas as dusa listas já se encontram em nosso grupo.

1º ano EM

Estamos fazendo uma grande revisão! Já revisamos produtos notáveis, equações do 1º grau, operações com frações e finalizamos a correção dos exercícios sobre equações do 2º grau na quinta-feira passada.

Na sexta, dia 19/02, resolvemos problemas de conjuntos atavés do Diagrama de Venn.

Ah, as listas de exercícios já estão disponíveis em nosso grupo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Professores: Elite da Tropa.

"Há quem pense que as pessoas se corrompem porque ganham pouco. Raciocínio estranho. Afinal, há milhões de pobres, no Brasil: gente séria e honesta. Por outro lado, os crimes de colarinho branco multiplicam-se feito epidemia. E há o próprio caso do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que até recentemente era um grupo pequeno e fechado, composto por 150 homens treinados para ser a melhor guerra urbana do mundo. Eles recebiam o mesmo salário de seus colegas da polícia convencional, mas eram incorruptíveis."

"Qual o antídoto para a corrupção? Na história do BOPE, a resposta foi uma só: orgulho. Orgulho pessoal e profissional. Respeito ao uniforme negro. Antes a morte que a desonra. O processo de seleção era tão difícil e doloroso, o ritual de passagem era tão difícil e doloroso, o ritual de passagem era tão dramático, que o pertencimento passou a ser o bem mais precioso. Ser membro do BOPE, partilhar dessa identidade, converteu-se no patrimônio mais valioso. A auto-estima não tem preço. Portanto, não se negocia. Quem escala o Himalaia não se agarra ao dinheiro. O maratonista não corre atrás do lucro. O guerreiro, que estende o risco ao limite extremo, não mira o pagamento. O alvo é a glória, recompensa muito maior que os bens materiais. O monge que fustiga o corpo não quer levar vantagem. A ambição é mais elevada: o contato com o sagrado."
Prefácio (trecho) do livro Elite da Tropa
Foto-montagem: Elias Matheus
.
Ao ler o prefácio de Elite da Tropa, senti-me como um integrante do BOPE. Estranho? Claro que não. Tenho orgulho da profissão que abracei e dos meus colegas de missão, o que me torna incorruptível, não cedendo a nenhum tipo de pressão que tenha como objetivo enfraquecer a qualidade de ensino apresentada tanto por mim como por meus nobres companheiros educadores. Acredito em meus alunos e no poder da educação. Tenho respeito pelo uniforme que uso e sinto prazer em pertencer à Educação Adventista. Desejo, ao ser questionado pelo meu Comandante (Jesus) sobre a missão que me foi confiada, responder de cabeça erguida: missão dada é missão cumprida!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Desafio lógico

Prezados alunos, vamos exercitar o nosso raciocínio lógico. Afinal, ele será muito importante durante o nosso curso de Matemática em 2010. Então, leiam o texto abaixo e respondam a pergunta.

Abração em todos!


Ontem, papai se confundiu quanto ao dia da semana em que estávamos.
- Sempre que saímos de férias, eu esqueço - disse.
- Sexta-feira - respondeu Moises.
- Sábado - contradisse Adriana, sua irmã gêmea.
- Que dia será amanhã, então? - perguntou a mamãe, tentando resolver a disputa sem muito estresse.
- Segunda - disse Adriana.
- Terça - disse Moises.
- Pelo amor de Deus! Que dia foi ontem, então?
- Quarta - disse Moises.
- Quinta - disse Adriana.
- Grrrrrr! - disse a mamãe, fazendo sua famosa imitação de Marge Simpson. - Cada um de vocês deu uma resposta certa e duas erradas.

Que dia é hoje?


Observações importantes:
- Não deixe de justificar a sua resposta.
- As respostas devem ser encaminhas apenas para o meu e-mail.
- Logo que eu receber a resposta correta com a devida justificativa, informarei o resultado através do blog.

Desafio Matemático!

Hoje, às 19h, o nosso desafio através do blog.
Desafio válido para o 9º do fundamental e 1º ano do médio.
As respostas deverão ser enviadas apenas para o meu e-mail, ok?
Aguardem...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Primeiro dia no CACG!

Hoje tivemos as primeiras aulas de Matemática no CACG para as turmas do 9º ano do fundamental e 1º ano do médio.
Turmas de alunos muito simpáticos!

Amanhã estaremos juntos mais uma vez.

Abraço em todos!

1º Ano

Começamos com uma revisão sobre produtos notáveis e equações do 1º grau. Exercícios da apostila já começaram a ser realizados em sala. Amanhã corrigiremos os exercícios que ficaram para casa e começaremos a rever os principais conceitos sobre equações do 2º grau.

Até amanhã.

9º Ano

Hoje começamos com uma revisão sobre potências. Foi entregue uma lista de exercícios com 30 questões sobre potências e notação científica que deverá ser realizada na medida em que resgatarmos alguns conceitos. Portanto, não há motivos para preocupação. Exercícios de revisão/fixação foram realizados no caderno.
Até amanhã.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Frase

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
D. Pedro II

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

New Blog